segunda-feira, 31 de março de 2008

Homo Sapiens!!

Boa-noite a todos!! É com grande alegria que escrevo o primeiro artigo para o blog "Espécie de Criatividade". O tema foi dado pelo meu caro amigo Sapiens e, (passando a publicidade) , dono do blog " Reflexões Exteriores". Ele enviou-me o seguinte pedido: queria que o primeiro tema fosse dirigido à evolução do Homem, mais propriamente relacionado com o Homo Sapiens. Nestes próximos parágrafos vamos analisar e reflectir aspectos como comida, casa, roupa, etc... Espero que gostem e que enviem mais temas para serem falados e reflectidos neste blog!




Entre 200 e 150 anos atrás, a partir dos descendentes dos erectus e dos ergaster, desenvolveu-se a nossa espécie, o Homo Sapiens. Caracterizava-se por um esqueleto mais leve, um tamanho médio de 1.70m de altura, queixo proeminente e crânio redondo. As arcadas supraciliares proeminentes foram desaparecendo ao longo do processo evolutivo, enquanto a face e os dentes foram diminuindo de tamanho. Quanto à origem geográfica dos Sapiens e a forma como substituíram os seus antepassados não estão ainda esclarecidas...mas pensa-se que terão surgido em África.


* Comida - Tinham uma alimentação omnívora

* Casa - Eram abrigos naturais como grutas e cavernas. Esses abrigos tinham alguns incovenientes como por exemplo serem fixos, mal situados e húmidos.

* Roupa - As vestimentas eram costuradas com agulhas de osso e feitas com peles de animais.
Espero que o primeiro artigo esteja do vosso agrado! ^^

5 comentários:

O Profeta disse...

Hoje não vou falar de amor
Hoje tenho saudade de canções
De uma voz perdida no tempo
Que me ensinou o sonho, as emoções

Hoje senti saudades da minha rua
Da casa fria e quente da ternura
Do cheiro a lenha, pão amassado
Dos abraços tidos de forma tão pura


Hoje convido-te a saberes um pouco de mim

Bom fim de semana



Terno beijo

Patrícia disse...

Bem, profeta, está muito bom!! Fiquei a saber um pouco mais de ti, tens razão!! Bom fim-de-semana !! :)

O Profeta disse...

Total é a loucura do querer
Breve é chama da doce paixão
Total e insubmissa é a verdade
Que emana do teu terno coração

Sigo os passos da tua procura
Queda-se teu corpo nu em melodia incompleta
És instante da bondade dos Deuses
O canto de uma ribeira que o sol desperta


Uma mágica semana


Doce beijo

Patrícia disse...

Escreves muito bem!! Cem vezes melhor que eu. E pelos vistos fiquei a conhecer um pouco mais de ti. Excelente e boa semana também para ti :)

O Profeta disse...

Porque sonhas com o outro lado
Enches o vazio da eterna espera
Amas quem não podes ter
Pintas de realidade a quimera


A liberdade do pensamento vive entre dois mundos…


Convido-te a conhece-la…


Bom fim de semana


Mágico beijo